segunda-feira, 8 de março de 2021

O Evangelho

Encontramos na Bíblia o evangelho do Senhor Jesus Cristo escrito por 4 autores, Mateus, Marcos, Lucas e João.

Podemos nos perguntar, porque não foi escrito apenas um ou porque alguns fatos da vida de Cristo não aparecem em todos os evangelhos, já que todos narram a história de nosso Senhor Jesus Cristo.

Cada um dos evangelhos foi escrito com um propósito e maneira diferente de apresentar o Senhor Jesus.

Evangelho de Mateus

Foi escrito pelo Apóstolo Mateus, também chamado de Levi.

“Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu” Mateus 10:3

 

“E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me.” Lucas 5:27

Mateus apresenta Jesus como Rei e escreve para os judeus com o propósito de encorajar e firmar os judeus crentes em sua fé, provando que o Evangelho não é uma contradição das Escrituras dos Hebreus (Velho Testamento).

 Evangelho de Marcos

João Marcos escreveu esse Evangelho, mas ele não foi um dos apóstolos. Entretanto ele era companheiro de Pedro e provavelmente conhecia bem a vida de Jesus, pois a igreja reunia-se na casa de sua mãe.

“E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.”  Atos 12:12

O evangelho de Marcos foi escrito para os romanos (pessoas de ação), mostrando Jesus como o servo “que andou fazendo o bem” (Atos 10:38)

 

“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” Atos 10:38

Evangelho de Lucas

O autor desse evangelho é Lucas, também chamado de “Médico Amado”.

“Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas.” Colossenses 4:14

Lucas também não foi um dos Apóstolos, mas ele foi um dos companheiros de Paulo. Em Filemom 24, Paulo lista Lucas como um de seus cooperadores.

“Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.” Filemom 1:24

Foi escrito para os gregos, mostrando Jesus como filho do homem, o homem perfeito. Tinha o propósito de Instruir e confirmar Teófilo na fé, mostrando Jesus como um Amigo e Redentor.

Evangelho de João

Escrito pelo Apóstolo João, o último dos apóstolos a morrer.

“Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;” Mateus 10:2,3

O Evangelho de João foi escrito para todos, com o objetivo de mostrar que Jesus é o Filho de Deus e assim fazer com que todos confiem em Seu nome.

“Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” João 20:30,31

Encontramos então um único Evangelho, O Evangelho de Jesus Cristo, escrito por 4 servos de Deus, porém com um único propósito. Apresentar o Senhor Jesus Cristo, e sua obra salvadora.

Os três primeiros evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) contam uma grande quantidade de histórias em comum, e algumas vezes utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras. Eles são chamados de evangelhos sinópticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário