quarta-feira, 11 de abril de 2018

O Maior Inimigo


Leitura Bíblica: Isaías 14:12-17 e Ezequiel 28:12-19
Versículo Chave:Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. 2 Coríntios 4:4

Antes da Criação de Adão e Eva havia um ser que se rebelou contra Deus, seu criador. Chamado Satanás ou Diabo. Ele não é apena uma influência maligna ou um demônio vermelho com chifres e tridente. Entretanto, Satanás é um ser real.

De onde veio Satanás?

Há dois textos na Bíblia, Isaías 14 e Ezequiel 28, que relata da posição original de Satanás e como ele tornou-se inimigo de Deus.

Pela Bíblia, aprendemos que Satanás foi criado como um anjo (Lúcifer), e todos os anjos foram criados por Deus:

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele”. Colossenses 1:16

A Bíblia descreve Satanás, como uma criatura bela e cheia de sabedoria:

“Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura”. Ezequiel 28:12

Mesmo sendo criaturas belas e poderosas os anjos não devem ser adorados, somente Deus o criado deve ser adorado.  Por um tempo esse anjo amava e obedecia a Deus, porém houve uma hora que o pecado começou em seu coração e ele pecou contra Deus. A Bíblia diz:

“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti”. Ezequiel 28:15 e 17

Qual foi o pecado de Lúcifer?

E tu (Lúcifer) dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Isaías 14:13-14

O pecado de Lúcifer foi o orgulho, olhou para si e decidiu que não havia outro tão grande, sábio e formoso como ele. E achou que devia ser igual a Deus. Houve uma grande mudança no coração de Lúcifer. Antes Deus reinava em seu coração, agora ele colocou sua própria pessoa no trono de seu coração e queria fazer sua própria vontade.

Deus viu o que passava no coração de Lúcifer e o tirou da posição exaltada, e começou a ser chamado de Satanás, que significa “Adversário”.  E assim Satanás começo sua carreira de pecado e oposição a Deus.

O reino de Satanás

Vários anjos seguiram Satanás na rebelião contra Deus, chamados de “anjos caídos”. Satanás, com esses anjos caídos, estabeleceu um reino de oposição a Deus, o reino das trevas.

No reino das trevas também existem os súditos. Os súditos de Satanás são os anjos que seguiram Satanás em sua rebelião e as pessoas descrentes, não salvas, que não servem a Deus, ainda que não saibam que estão incluídas no reino das trevas.

Satanás quer impedir que as pessoas que estão no reino das trevas recebam a Cristo como Senhor e Salvador e comecem a fazer parte do reino de Deus, um reino de luz. Para alcançar seu objetivo Satanás tenta impedir que as pessoas ouçam o Evangelho.

Após quase dois mil anos após a morte de Cristo, há muitas pessoas que nunca ouviram o nome de Jesus. Sem ouvir sobre Senhor Jesus Cristo, o salvador que morreu pelos nossos pecados, essas pessoas não serão salvas, pois a Bíblia diz:

“... porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12

Quando Satanás não consegue impedir que as pessoas ouças o evangelho, ele usa outra estratégia. Ele tenta fazer com que as pessoas não acreditem no evangelho, na tão preciosa salvação que Cristo nos proporciona:

“... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. 2 Coríntios 4:4

Satanás é um enganador e utiliza de várias formas para enganar as pessoas. Ele faz com que alguns não acreditem na Palavra de Deus, outros acreditem em suas próprias boas obras ou esforços para conquistarem o céu e também não se importa se não acreditam que ele exista. Seu objetivo é que as pessoas não conheçam a verdade que é Cristo, salvação somente por Cristo.

Por que Deus não destrói Satanás?

Satanás é inimigo de Deus e está sempre em batalha contra o povo de Deus, porém não é plano de Deus destruí-lo agora. Porém um dia Satanás será punido, Deus já decretou a sua sentença. Será lançado para dentro do lago de fogo, onde será punido para sempre.

“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”. Apocalipse 20:10

Da mesma forma os que escolheram acreditar nas mentiras de Satanás e permanecer no reino das trevas serão lançados no lago de fogo.

“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. Apocalipse 20:15

Temos visto que Satanás é um grande enganador, e temos vistos que o terrível julgamento que terão os que por ele são enganados. Mas como evitar ser enganado por Satanás? Conhecendo a Palavra de Deus.

A Bíblia (Palavra de Deus) nos ensina que devemos confiar no Senhor Jesus Cristo para que possamos ser salvos e resgatados desse reino de trevas. Deus preparou um maravilhoso plano de Salvação para nós e Cristo é o único caminho para Deus.

Que Deus lhe abençoe grandemente e até a próxima lição!

<<<Lição Anterior                > índice <               Próxima Lição>>>


Nenhum comentário:

Postar um comentário