Em Hebreus 11:6 a Palavra de Deus nos diz que é impossível agradar a Deus sem crer que ele existe.
Pela fé nós acreditamos que Deus existe e que tudo que existe foi feito por Ele. Não podemos provar matematicamente que Deus existe, mas há evidências da existência de Deus. Evidências que o próprio Deus deixou para nós, ou seja, Deus se revelou aos homens.
A revelação de Deus é o ato pelo qual Ele se torna conhecido por nós. Certamente não teríamos o conhecimento de Deus se Ele não desejasse e não tivesse se revelado a nós.
Podemos classificar as formas de revelações de Deus como: “Revelação Geral” e “Revelação Especial”.
A revelação geral é dirigida a todos e tem por objetivo suprir a necessidade natural do homem e o anseio da alma para buscar por um Deus verdadeiro.
A revelação especial se dá através dos atos de Deus em que Ele se faz conhecer em momentos especiais e a povos específicos.
Veremos 2 maneiras que Deus tem se revelado de forma geral para todos.
1 - A Natureza
A primeira maneira que veremos é a revelação de através da natureza, ou seja, através de Sua criação.
A Palavra de Deus nos relata que "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (João 3:3)
Toda a beleza e o incrível mecanismo de funcionamento da natureza não é fruto do acaso ou de um mero acidente no universo. Há um Deus criador que sustenta e cuida de toda a criação. E toda a criação revela a existência, o poder e a glória de Deus.
Em Salmos lemos que "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. (Salmos 19:1)
O Apóstolo Paulo escreveu em sua carta aos Romanos que "tanto o eterno poder de Deus como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;" (Romanos 1:20)
Em outras palavras, ele quis nos dizer que ao contemplar a natureza, o homem pode raciocinar e compreender que só pode existir um criador para que haja tamanha perfeição e riqueza de detalhes. E que diante de tamanha evidencia o homem fica indesculpável ao dizer que não existe Deus.
2 - A História
Deus também tem se revelado ao longo da história.
Conforme Romanos 13:1 "não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus."Deus é quem institui ou destitui reis e governantes. Toda a autoridade está debaixo da autoridade e propósitos de Deus.
Não somente autoridades, mas os destinos de nações e impérios sempre estiveram e ainda estão nas mãos do Senhor. No verso 6 do Salmo 75 encontramos que "Deus é o juiz; a um abate e a outro exalta."
Vejamos o exemplo de Israel. Com o auxílio de Deus, Israel conquistou várias vitórias sobre nações mais poderosas. Várias delas eram impossíveis do ponto de vista humano.
A história de Israel revelou Deus a outros povos. O exército de Israel nem havia chegado em Jericó, mas a história já estava lá. Olha o que Raabe disse, somente por terem ouvido a história:
“Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós. Porque temos OUVIDO que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Seom e a Ogue, que estavam dalém do Jordão, os quais destruístes. Ouvindo isso, desmaiou o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. (Josué 2:9-11)
Conclusão:
Deus é real e em sua infinita bondade revelou-se a nós.
Não precisamos nem ir muito longe para contemplarmos a magnitude da criação. Em nossos corpos encontramos um mecanismo complexo, muito bem planejado por Deus.
E ainda hoje se olharmos atentamente para tudo que ocorre no mundo, veremos Deus agindo na história e algumas coisas tomam rumos improváveis.
Você lembra de algo que viu ou ouviu e ficou evidente que só poderia ter sido obra de Deus?