sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Passando por caminhos nebuloso



Em uma viagem de carro sempre pode ocorrer imprevistos, mesmo que tudo tenha sido planejado com antecedência. Um dos imprevistos comuns é a neblina em alguns trechos do caminho.

A pesar de haver certas condições climáticas e lugares mais propícios para o seu surgimento, a neblina pode surgir a qualquer instante, em qualquer lugar e não temos poder para e decidir se ela pode ou não pode aparecer. Algumas vezes a neblina é tão densa que não se pode enxergar mais do que alguns poucos metros a sua frente. Para prosseguir pela neblina os motoristas precisam lembrar-se e seguir algumas orientações como: manter a calma, não parar, manter-se na estrada com atenção (reduzindo a velocidade se necessário) e acender os faróis.

Trazendo esse cenário para a nossa caminhada da vida podemos perceber que alguns problemas aparecem quando menos esperamos, quando parecia que tudo estava acontecendo maravilhosamente bem, e as vezes são tão grandes que nos deixa sem rumo ou sem visão de como prosseguir. Enfim chegou nosso trecho de neblina, nosso trecho onde continuar a caminhada não é tão fácil e simples como planejado.

Para nos auxiliar Deus, criador e legislador de todas as coisas, nos deixou algumas orientações em sua Palavra. Vamos comparar as regras aplicadas pelo motorista de um veículo diante da neblina, com as orientações que Deus nos deixou para enfrentarmos os momentos difíceis. 

1) Mantenha-se calmo e lembre-se das orientações 

Em uma das viagens de barco dos discípulos, levantou-se um grande temporal de vento, com grandes ondas e os discípulos ficaram desesperados, enquanto Cristo estava bem tranquilo e dormindo. Quando os discípulos o acordaram ele logo acalmou a tempestade. (Marcos 4:35-39).

No Salmo 107:23-30 vemos os marinheiros, em seus navios, enfrentando o vento impetuoso e as grandes ondas, até que suas almas se derreteram em angustia, por não terem mais o que fazer para se salvarem. Diante dessa situação tão difícil eles clamam e colocam a sua confiança no Senhor, que acalma as ondas e os levam ao porto desejado.

Essas palavras nos levam a crer que Deus está no controle de todas as coisas, e que podemos confiar em Seu cuidado e crer que:

“ ... todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. ” Romanos 8:28

Calmos conseguiremos lembra das orientações que Deus deu a Josué, sobre guardar as Sua Palavra para que fosse bem-sucedido em seu caminho:

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. “ Josué 1:8
 
2) Não pare 

É muito ruim dirigir em uma estrada onde a visibilidade é praticamente nula e não conseguimos saber o que nos espera a poucos metros a nossa frente. Mesmo assim a orientação dos especialistas é para não parar pelo caminho e sim continuar em frente, mesmo que seja com a velocidade reduzida. Parar o veículo pode agravar a situação.

Vemos um fato interessante acontecendo com o povo de Israel, logo após a saída do Egito. Os egípcios perseguiam o povo, enquanto a frente do povo havia somente o mar. Diante disso o povo ficou muito preocupando ao ponto até de achar que seria melhor não ter saído do Egito, e olha o que Deus disse a Moisés, que estava liderando o povo:

“ ... Por que clamas a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem. “ Êxodo 14:15

Deus abriu o mar, que atrapalhava a continuidade da caminhada e o povo passou, protegido e conduzido por Deus. Da mesma forma Deus nos guiará em nossos momentos difíceis, nos auxiliará e nos protegerá.

Cristo nos encorajou a não desanimar diante das aflições:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. “ João 16:33

3) Não saia do caminho 

Além de não parar, é muito importante manter o veículo na estrada, andar pelo acostamento pode ser tão ruim e perigoso quanto parar.

Da mesma forma devemos nos manter no caminho que Deus tem nos colocado, somos orientados a não desviar dele e seremos abençoados por isso:

“Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.“ Provérbios 4:26-27

“Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor.“ Salmos 119:1

4) Mantenha as luzes acessas 

Os faróis do carro auxiliam o motorista na visibilidade do caminho e a Palavra de Deus é a luz que nos auxilia em nossa caminhada. Deus fala conosco através de sua Palavra, nos orienta, corrige e ensina. 
 
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir...” 2 Timóteo 3:16

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105

Essas são apenas algumas orientações deixadas por Deus para nos auxiliar. A cada momento o Espírito Santo nos auxilia, nos conforta e nos conduz pelos melhores caminho. Basta apenas confiarmos e nos entregarmos à Ele.

Que Deus lhe abençoe grandemente e até breve!