sábado, 4 de novembro de 2017

Criação do Homem

Na lição anterior aprendemos que Deus é o criador de todas as coisas, criou cada ser vivente segundo a sua espécie a mais maravilhosa criação de Deus foi o homem.

Nessa lição veremos quem foi o primeiro homem e como Deus o criou.

Leitura Bíblica: 
Gênesis 1:26-31
Versículo Chave: "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança..." Gênesis 1:26 

Como Deus criou o homem?

Encontramos essa resposta em Gênesis Capítulo 2. Adão foi criado do pó da terra pelo poder de Deus:

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7

Adão foi o primeiro homem e o cabeça de toda a raça humana. Adão foi formado em 3 partes. Corpo, Alma e Espirito.

Deus fez cada criatura de acordo com a sua espécie (Gn 1:24). A distinção entre o homem e as demais criatura fica clara na declaração que Deus criou “o homem a sua imagem e semelhança” (Gn 1:27).

Essa declaração já remete a consciência de uma natureza tríplice (alma, corpo e espírito), assim como a natureza de Deus (Pai, Filho e Espirito Santo).

Em 1 Tessalonicenses 5:23 Paulo diz:
 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, seja, plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de no Senhor Jesus Cristo.”

A divisão das partes do homem é um pouco complexa, vou tentar resumir. Se ficar alguma dúvida a gente vai conversando e esclarecendo.

O que é cada parte do homem?

O corpo, essa é a nossa parte física que foi criada do pó. Através do corpo e de seus sentidos temos conhecimento do mundo físico. É a parte do homem que volta ao pó, após a morte.

A alma é uma parte que não é física. Alma é nossa identidade e vida. Cada pessoa é uma alma como personalidade diferente, sente emoções, raciocina e tem vontade, interpretando a experiência física do corpo. É a parte que luta contra a carne. (1 Pedro 2:11)
  • Adão tinha uma mente - ele podia pensar. Deus deu a Adão a tarefa de nomear todas as criaturas viventes. Gênesis 2:19
  • Adão tinha emoções - ele podia amar e odiar. Através da Bíblia podemos ver que Deus tem emoções assim como Adão que foi criado à sua semelhança.
  • Adão tinha vontade - ele podia fazer suas próprias escolhas, sendo assim era responsável por elas.
O espirito também não é uma parte física, é a parte de nós que pode reconhecer e ter comunhão com Deus, pois Deus é espírito.

"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". João 4:24

O espírito do homem foi criado para que Deus tivesse um lugar para habitar no homem. É como uma sala no íntimo do homem, com a finalidade de ser morada do Espírito Santo.

Observação: O espirito de vida que recebemos de Deus ao nascer não é o espirito santo, e sim o “espirito humano”. Em Romanos 8:16 fica claro que o Espirito Santo é um e nosso espírito é outro:

“O Espírito (Espírito Santo) mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.


Que Deus lhe abençoe grandemente e até a próxima lição!

<<<Lição Anterior                > índice <               Próxima Lição>>>



sábado, 28 de outubro de 2017

DEUS o criador.

"Os Céus por sua palavra se fizeram..." Salmo 33:6

Essa será nossa primeira lição da série A Nova Vida. Nessa lição veremos como Deus criou todas as coisas e é digno de toda a adoração.

Leitura Bíblica: Gênesis 1:1
Versículo Chave: "No princípio criou Deus os céus e a terra." Gênesis 1:1

O primeiro livra da Bíblia se chama “Gênesis”, e a palavra “gênesis” significa “começo”. O livro de Gênesis nos relata a história dos começos. Relata-nos:

       ·   O começo do Universo;
       ·    Começo da Terra;
       ·    Começo das chuvas;
       ·    Começo das plantações;
       ·    Começo dos animais;
       ·    E começo da raça humana.

Nesse livro não encontramos o começo de Deus. O motivo é porque Deus não teve começo. Deus sempre existiu.

A Bíblia diz: “No princípio Deus...” Antes do começo de qualquer coisa Deus existia. Desde quando Deus existe e até quando existirá? Ele sempre existiu e sempre existirá. A Bíblia diz;

“Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus”. Salmos 90:2

1 - A criação do Universo

Vivemos em um universo maravilho e grandioso. O Sol é tão grande que se ele fosse oco, caberia cerca de 1,3 milhões de planetas Terra dentro dele. Mas não para por aí, ainda há estrelas maiores.

A grandeza do universo não se dá somente por suas dimensões, seu mecanismo é maravilhoso. Podemos predizer um eclipse, a passagem de um cometa anos antes do seu acontecimento. Podemos saber a precisão matemática de um planeta ou estrela. Tudo está em movimento no universo e não há colisão entre os planetas e astros.

Toda essa ordem e precisão não são produtos do acaso. Com seu imenso poder Deus criou e ordenou o universo. (Genesis 1:1).

Deus criou os céus e a terra por Sua palavra. A palavra de Deus é poderosa e criadora.

“Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca”. (Salmos 33:6)
“Pois ele falou, e tudo se fez; ele mandou, e logo tudo apareceu”. (Salmos 33:9)

Como sabemos essas coisas? Sabemos pela fé na palavra de Deus.

“Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus;” (Hebreus 11:3).

2 - A criação da Terra (Genesis 1:3-27)

Em Genesis 1:2 a palavra nos diz que “a terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face da terra”. Não sabemos por quanto tempo a terra permaneceu assim. Mas sobre essa cena de trevas o Espirito de Deus pairava.

1º dia – Disse Deus: “Haja Luz” e houve luz. E Deus separou a luz (dia) das trevas (noite). v. 3-5
2º dia – Disse Deus: “Haja um firmamento”. Firmamento aqui chamado são o céu e as nuvens. v. 6-8
3º dia – A terra era tomada por água e Deus fez aparecer porção seca. E fez separação entre mares e terra. Nesse mesmo dia Deus ordenou que a terra produzisse ervas, relva e árvores frutíferas. v. 9-13
4º dia – Deus criou o sol, a lua e as estrelas. v. 14-19
5º dia – Deus criou os animais aquáticos e aves. v. 20-23
6º dia – Deus criou todos os animais e répteis da terra. Nesse dia Deus também criou o homem (homem e mulher) v. 24-27

3 - A criação do Homem (Genesis 1:26-31)

Ainda no Sexto dia Deus criou o homem. Essa criação foi mais notável, pois Deus o criou na Sua própria imagem e semelhança.

“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. (v. 26)

A palavra de Deus nos ensina que homem e mulher foram criados por Deus, e não procederam dos animais através de um processo de evolução.

“Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. (v. 27)

4 – DEUS o criador. Digno de toda adoração.

Aprendemos muito verdades importantes nesse trecho da Palavra. Deus é o criador de todas as coisas. Em Isaías 45:12 Deus diz:

“Eu é que fiz a terra, e nela criei o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todo o seu exército dei as minhas ordens.”

Já que Deus criou todas as coisas, todas as coisas pertencem a Deus. Mas porque Deus criou todas as coisas, qual o motivo da criação?  Deus criou para sua glória.

“Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. (Salmos 19:1)

Deus é criador de todas as coisas, portanto somente Ele deve receber toda adoração.

“Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”. (Mateus 4:10)

“Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas”. (Apocalipse 4:11)

Que Deus lhe abençoe grandemente e até a próxima lição!

<<<Lição Anterior                > índice <               Próxima Lição>>>

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Princípios que promovem a paz

Dia após dia vemos a intolerância, falta de compreensão, agressividade, assassinatos e muitos outros atos que muito se diferem de paz crescer. Ficamos aterrorizados diante de tanta violência, mas não percebermos que podemos estar contribuindo para tanta violência.

A princípio essa afirmação parece equivocada, mas não é. Por exemplo, uma discussão em nosso lar, afeta de alguma forma as pessoas que encontraremos no decorrer do dia, que afetará outras pessoas, que afetarão outras. É uma reação e cadeia, onde ninguém mais tolera nada, compreende nada, perdoa nada. E assim a paz vai ficando cada vez mais distante.

Mas não está tudo perdido, Cristo nos trouxe a paz. Não uma paz comum, mas a paz do espirito para que possamos nos controlar, possamos propagar a paz ao mundo e eliminar o caos. Cristo nos disse:

       “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” João 14:27


Em sua Palavra (Bíblia), Deus deixou alguns princípios que promovem a paz:

1.Pense ante de falar ou agir

     “Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.” Tiago 1:19

2. Quando for provocado não revide, não coloque lenha na fogueira.

     “Faltando lenha, apaga-se o fogo; e não havendo difamador, cessa a contenda”. Provérbios 26:20

3. Se ficar com raiva retire-se, saia antes que “exploda”.

     “O princípio da contenda é como o soltar de águas represadas; deixa por isso a porfia, antes que haja rixa” Provérbios 17:14

4.Esteja disposta a pedir desculpas

     “Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão” Mateus 5:25

5. Seja perdoador

     “Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” Efésios 4:32

O mundo precisa de paz, nós precisamos de paz, nós precisamos de Cristo e de sua Palavra nos moldando e auxiliando manter a paz.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Plano da Salvação



 No inicio Deus criou todas as coisas, inclusive o homem. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, para Sua honra e glória. Deus os colocou em um local abençoado (Jardim do Édem), onde podiam comer de toda árvore, exceto da árvore arvore do conhecimento do bem e do mal, proibida por Deus. (Genesis 1 e 2).

A Serpente (Satanás) desde sempre quis atrapalhar a comunhão do homem com Deus e enganou Eva, dizendo que poderia comer do fruto da árvore proibida. Adão e Eva comerão o fruto proibido, desobedecendo a Deus. Esse foi o início do pecado no mundo. (Genesis 3).

O pecado trouxe a morte, não somente física, mas também a espiritual e separação entre o homem e Deus. O pecado atingiu a todas as pessoas, inclusive eu e você, pois todos nós pecamos. (Romanos 3:26; Romanos 5:12).

Nossas boas obras, frequentar alguma igreja, ler a bíblia todo dia, obedecer aos pais, ou qualquer outra tentativa de ser bom o suficiente para voltar à comunhão com para Deus não é suficiente para limpar nossos pecados e reestabelecer a comunhão. Entretanto, com seu infinito amor Deus estabeleceu um plano de salvação.

Deus nos amou tanto que foi capaz de entregar seu único filho, JESUS CRISTO, para levar sobre si nossas dores, nossos pecados e morrer em nosso lugar. Porém Ele não ficou morto, ressuscitou e venceu a morte, para que nós pudéssemos morrer para os nossos pecados e viver uma vida nova de vitórias ao lado de Cristo.

Porque Deus amou o mundo d
e tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

“Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”. (Romanos 5:8)

Incrível amor, Cristo veio aio mundo e morreu na cruz em nosso lugar, para nos salvar do pecado, e é o único meio pelo qual se pode obter a salvação.  Na palavra de Deus encontramos que: 

“há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos... (I Timóteo 2:5-6).

Cristo mesmo disse que ele é o único caminho para Deus: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6).

O Caminho para Deus está reestabelecido, porém precisamos reconhecer que somos pecadores, nos arrepender, confessar a Deus nossos pecados cometidos, e aceitar a Cristo como nosso único Senhor e Salvador. Olha o que a Palavra de Deus nos diz:

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados...” (Atos 3:19).

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (I João 1:8-9).

“Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Romanos 10: 9-10,13)

"Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24)

‘As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.  Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.” (João 10:27-29)

Quando aceitamos a Cristo, tudo se faz novo, somos uma nova criatura, passamos por um novo nascimento. E como toda criança, iremos crescer espiritualmente a cada dia, através da leitura da Palavra de Deus, oração, comunhão com os irmãos, testificando de Cristo ao mundo e lógico com Cristo como centro de nossas vidas.

Como está seu relacionamento com Deus? Venha para Cristo, hoje ele te chama e quer te salvar.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Jeremias 18: 1-6 - Sois vós como vaso de barro


Jeremias 18: 1-6
1 A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo:
2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3 Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas.
4 Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer.
5 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Essa palavra vem nos falar sobre o oleiro, que é o profissional que tem o domínio e técnica para fazer um vaso.  Assim é Deus, nosso oleiro e somos como o barro em suas mãos. Estamos na mão de Deus e ele é capaz de nos moldar a cada dia, e fazer de nós um vaso novo conforme sua vontade.

Na mensagem de hoje veremos como é o processo de fabricação de um vaso e aplicaremos esse processo a nossas vidas. No processo há 5 etapas importantes, que não podem faltar para se produzir um vaso resistente.

1 - Escolha do Barro.

Existem vários tipos de barro na natureza e o oleiro sabe escolher o barro adequado para cada tipo de vaso. Aqui já podemos ver como Deus é maravilhoso, pois foi ele quem nos escolheu, no meio de um lamaçal de pecado ele consegue nos ver como barro proveitoso, que se tornará vaso perfeito em suas mãos.

(João 15:16) - “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”

(I Pedro 2:9-10) - “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado”.

Dentre todas as variedades de barro existentes na natureza, poucos são adequados para fabricação de vasos. Mas Deus é Deus, e não importa em qual poço de lama o homem esteja e quão sujo pelos pecados ele se encontra. Para Deus não existe barro que não posse ser purificado.


2 - Curtimento do Barro

O vaso se quebrou na mão do oleiro... Isso acontece quando o vaso não está bem curtido. Quanto maior curtimento, maior liga... Quanto maior for o vaso, maior será o tempo de curtimento.

Essa etapa é a etapa onde ninguém parece perceber os talentos que você possui. Você está cheio de fervor, mas ninguém nota você. Mas você precisa ser amadurecido, criar alicerce firme, para que o Senhor possa molda-lo, conforme a sua vontade. Nessa fase cada um deve estar meditando, orando, estudando a palavra de Deus, se fortalecendo e avaliando a sua vida diante de Deus.

3 - Amassamento

O barro vem misturado com pedras, impurezas e sujeiras do lugar de onde foi tirado. Durante o processo de amassar é que essas sujeiras aparecem. Amassar o barro é necessário para que todo o ar existente nele seja retirado e não formem bolhas, deixando o vaso defeituoso. Quem sabe, uma bolha de ar não tenha sido o motivo do vaso se quebrar na mão do oleiro.

Em algum momento da vida, Deus permite que você seja humilhado, desprezado, passe por provações ou coisas assim? Qual será o propósito de Deus com isso?

É para que você perca toda a vaidade, orgulho a autoconfiança... para que as impurezas trazidas do local de onde você foi resgatado sejam eliminadas. Nós precisamos reconhecer que não fazemos nada sem Deus, é ele quem nos purifica de todo pecado e nos limpa de toda impureza. Somente quando reconhecemos que não nós, mas Deus é quem opera em nossas vidas é que podemos passar para a próxima etapa.

4 - Modelar do Vaso

O oleiro inicia o trabalho de modelagem do vaso em cima de um torno (máquina que gira), e vai apertando e moldando, apertando e moldando, conforme parecer bem aos seus olhos.

Não se molda um vaso sem girar. O oleiro começa de dentro para fora, e com as suas mãos vai dando forma por dentro, e no mesmo momento que molda por dentro ele molda por fora. Q
Quando Deus está nos moldando a nossa vida gira, varias reviravoltas acontece, ficamos confusos, dúvidas aparecem. A mão do oleiro toca em todas as partes da nossa vida e a roda vai girando até chegarmos ao formato desejado por Deus.

Somente quando nos entregamos na mão do Senhor, e nos rendemos a sua vontade, é que Ele pode nos moldar. Quando tentamos viver a nossa maneira somos como o vaso que se quebra antes da obra ser concluída. Às vezes não queremos aceitar o que Deus tem para nós, tentamos voltar ao passado, mas Deus nos ama e tem um propósito para cada um de nós, e ele pode e quer terminar a obra em nossa vida.

E qual o molde que o Senhor deseja nos dar? ...é o de servo, caráter de servo... como Jesus, que como Ele mesmo declarou “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente” (Mc 10.45).

Ao sermos moldados conforme Jesus, seguindo os passos de Jesus, vamos entender o que é amar o próximo, amar os inimigos e amar aos que não conhecem Deus. Dessa forma entenderemos o que significa o IDE.

5 - Forno e Acabamento

Após concluir a modelagem do vaso, o oleiro prepara a fornalha e leva o vaso para a fornalha. Esse processo é importante, pois tira o mau cheiro do barro, conclui o processo de purificação do barro, e prova a integridade do vaso. Nesse processo é que o vaso mostra as trincas e rachaduras.

Nós devemos ser provados com o fogo, mas o fogo aqui falado não são as provações e dificuldades de vida e sim a chama do espirito santo ardendo em nossos corações.

Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra... (I Pedro.1:7).

A obra de cada um se manifestará; porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. (I Coríntios 3:13).


Conclusão:

Deus tem planos para nossas vidas, sonhos para realizar, projetos para concluir. Somos barro e ele oleiro, se o deixarmos trabalhar e buscarmos a sua vontade veremos qual maravilhosa será sua obra em nossa vida.

Há várias etapas no processo, mas em todas as etapas quem trabalha é Deus, nós apenas o deixamos trabalhar. Deus quer nos usar como vaso de benção!

Um vaso por mais resistente que seja, pode levar baques, cair, rachar e se quebrar. Precisamos vigiar para não nos quebrarmos e estragar a obra linda que o Senhor tem feito. Entretanto, louvado seja Deus, por sua misericórdia.  Com sue grande amor e poder restaura cada rachadura e juntar todos os cacos para fazer um vazo novo. Em breve Deus nos dará uma linda mensagem de restauração.


“Que Deus abençoe grandemente nossas vidas a cada dia, que sejamos vasos de honra...”

Esboço para pregação - Fabricação de Vaso

·         Jeremias 18: 1-6 - Oleiro, o profissional que detém a habilidade de fazer vasos;
·        
       Etapas para fabricação do vaso.

1.       Escolha do Barro, dentre o lodo e lama suja: Deus nos escolheu - (João 15:16; I Pedro 2:9-10);
2.       Curtimento do Barro: No curtimento o barro pega liga, para não se quebrar durante o molde. Esse processo leva tempo. (Eclesiastes 3:1)
3.       Amassamento: Nessa etapa o oleiro retira todas as sujeiras e galhos que vieram com o barro.
4.       Acréscimos: Nessa etapa são acrescidas substancias para deixar o vaso mais resistente, e puro. Deus nos acrescenta santidade, temperança, sabedoria e outras virtudes.
5.       Modelagem: O oleiro da forma ao barro, conforme lhe parecer bem. Deus quer nos moldar.

6.       Forno: O fogo tira todo o mau cheiro, purifica o barro e prova a integridade do vaso.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Deus é o oleiro


Mateus 11:28


Esboço para pregação - Bíblia, A palavra de Deus

Algumas características da Palavra de Deus.
  • Inspirada por Deus (II Timóteo 3:16);
  • Luz para o nosso caminho (Salmos 119:105);
  • Instrução para nossa vida (Josué 1:8);
  • Viva, eficaz e age no coração (Hebreus 4:12);
  • Purifica nosso caminho (Salmos 119:9)

João 3:16


Efésios 6:13


O Deus na Montanha